sábado, 19 de fevereiro de 2011

Relação entre: OPSONIZAÇÃO e FAGOCITOSE na resposta natural!

            Segundo ao Wikipédia, Opsonização seguinifica o processo que facilita a ação do sistema imunológico por fixar opsoninas ou fragmentos do complemento na superfície bacteriana, permitindo a fagocitose.

          
- Segundo a imagem, podemos destacar os segmentos da Opsonização.

       A Opsonina é uma molécula que facilita no processo da Fagocitose, que têm a importante função de eliminar agentes agressores ao nosso organismo. Um exemplo bastante clássico deste processo ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (células de defesa) fagocitam os microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, etc).
   
      A Fagocitose tem um papel indispensavel no nosso organismo, por que proteje contra a invasão de agente causadores de doenças. E ela por sua vez acorre em duas fases: 1ª) Processo de Ingestão, onde a célula gasta energia até conseguir carregar a particular para o seu interior ; 2ª) Processo de Disgestão Intracelular, onde microorganismos poderão ser destruídos.  

    Se for feita uma analogia, este processo (Opsonização) seria como passar mel em um ladrão e colocá-lo num quarto fechado cheio de ursos. Neste caso, o urso seria os macrófagos e granulócitos e o bandido o invasor do organismo.




Um comentário: